domingo, 28 de novembro de 2010

Até onde vai?
















A fome, a miséria, o desemprego, a educação, os conflitos armados, os problemas ambientais, a saúde, o transporte, a moradia, e vários outros problemas sociais não podem ser levados na brincadeira.

Nossos governantes têm que parar de brincar de passa e repassa, têm que parar de empurrar estes problemas com a barriga, deixando pro próximo governo resolver, e assim deixar a bola de neve crescer, permitindo que neste jogo vários cidadãos morram em conflitos entre bandidos e policiais, crianças e adultos passem fome, o número de desempregados aumente, e os problemas ambientais coloque em xeque o nosso planeta.

As coisas poderiam ser diferentes se a população manifestasse a opinião que tem e também cobrasse serviço daqueles que forem necessários. Se a população se fizesse mais presente nas atividades políticas não haveria tantos casos de corrupção, a educação acompanhada da saúde e muitas outras áreas não seriam tão precárias. A desigualdade não seria avassaladora.

Mas já que a participação da população poderia evitar tantos males, porque ela não faz isso? Pra mim a resposta mas certeira seria o ANALFABETISMO POLÍTICO.

O índice de analfabetismo político é exorbitante em nossa sociedade. O analfabeto político é aquele que não se interessa em saber, nem tão pouco participar das atividades políticas, ele não sabe o custo da vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e  o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. A educação é a chave da libertação.

E porque existem analfabetos e a educação é precária? Porque nossos governantes não têm vontade política em resolver este problema com investimentos, justamente porque não querem uma população mais consciente dos seus direitos, fazendo com que a farra da corrupção e os famosos finais em pizza cheguem ao fim. E enquanto nossa sociedade não desperta deste sono infeliz nosso país não vai pra frente!  

4 comentários:

  1. hahaha
    parabens sarinha o texto ficou bem elaborativo e
    com uma lingagem contemporania
    gostei

    ResponderExcluir
  2. Apesar de que pareça impossível mudar a situação de nosso país, ainda há uma chance de virar o jogo sempre teve e sempre vai ter ( Manifestação ), enquanto uns ficam sentados esperando tudo aparecer com facilidade achando que nao vão se ferrar um dia, muitos estão ralando calado, mas eles ralam por um motivo, eles ainda nao sabem o que significa realmente uma manifestação,e se sabem nao se importar com o valor que tras para uma nação em extrema dificuldade política, muitos acham a minha idéia uma grande besteira, de fato é uma besteira, mas só será naquelas pessoas que nao pensam nos outros e no futuro, Ppara melhorar o Brasil nao precisa apenas acabar com o trafico e a corrupção, e sim, mudar o conceito e o modo de pensar dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a iniciativa de escrever um pouco sobre os problemas que vivemos cotidianamente. O mais importante é que sei que além dos comentários você tem uma pratica coerente para lutar contra essa realidade em que vivemos, que não aceitamos apesar que nos seja imposta.

    Beijos

    Marcius Siddartha

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, querido Hawnk! Vc como sempre muito gentil! Concordo com vc, Ronny, quando diz sobre mudar os conceitos, mas acredito que não seria da forma que vc colocou. Penso que as pessoas tem que mudar de acordo com o conhecimento que é adquirido, para que não caracterize alienação! Marcius, obrigada! Mais uma vez sendo gentil! rs beijim pro cê!

    ResponderExcluir